sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aprofundado os estudos: o que ler depois do básico.

O ano está chegando ao fim, mas é nessa hora que os candidatos ao CACD menos descansam. É chegada a hora de revisar, aprofundar leituras e diversificar algumas coisas. 

Àqueles que já se preparam há mais tempo, recomendo que comecem uma revisão de tudo que foi visto até então. Leiam e releiam suas aulas e seus fichamentos, pois isso é essencial para o sucesso no TPS. 

Aos demais, que iniciaram sua preparação há menos tempo, recomendo que façam o mesmo, mas que, igualmente, diversifiquem suas leituras e adentrem com maior profundidade em determinados temas. 

Fiz um seleção de leituras que devem ser lidas em um segundo momento, depois de feitas as leituras básicas que mencionei no post "Os 12 livros básicos que você deve ler antes do TPS". 

Enumero, abaixo, algumas leituras mais específicas e igualmente relevantes.

1. Synésio Sampaio Góes Filho - Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas. Livro essencial para o concurso. Fala sobre a formação do território nacional desde a descoberta do território brasileiro até a Primeira República. Todo ano uma questão concernente a esse tema cai na prova, logo, trata-se de leitura fundamental.

2. Francisco Doratioto - Maldita Guerra. Esse livro é muito importante, uma vez que o Doratioto faz parte da banca de História do Brasil, e que sua percepção inovou a historiografia no que diz respeito à Guerra do Paraguai, suas causas e suas repercussões no país. Recomenda-se a leitura dos dois primeiros capítulos, que são os mais importantes. 

3. José Murilo de Carvalho - Construção da Ordem/Teatro das Sombras. Essencial para compreender a formação das elites no Brasil, especialmente durante o período Imperial. Leitura obrigatória.

4. José Murilo de Carvalho - Cidadania no Brasil. Livro curto, conciso e absolutamente importante. Faz um resumo de todo o processo de construção dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil, desde a independência do Brasil até os anos 90. Muito bom.

5. Lilia Moritz Schwarcz e Alberto Costa e Silva - Crise Colonial e Independência 1808-1830. Esse livro é ótimo. Recém-lançado, faz uma abordagem diferente sobre o período em questão. Trata-se de uma coletânea de artigos que se referem a aspectos do Brasil desde a chegada da família real até a consolidação da independência. Autores como Alberto Costa e Silva, Rubens Ricupero e Lilia Moritz Schwarcz comentam sobre a cultura, a economia, a sociedade e a política do país à época. Atualizadíssimo. Recomendo.

6. Paulo Henrique Gonçalves Portela - Direito Internacional Público e Privado. Lançado a pouco tempo, o livro reúne diversos temas afetos ao Direito Internacional, tanto público quanto privado. Começando pelas fontes do Direito Internacional e seus sujeitos, o autor discorre sobre uma imensa gama de assuntos, abordando até mesmo o Direito do Comércio Internacional e o Direito Internacional Ambiental. Boa aquisição, mas recomendo ler o Rezek primeiro, sem dúvidas.

7. Henry Kissinger - Diplomacy. Confesso que li apenas partes desse livro, mas conheço muita gente que acha essencial. Acho que, para quem já leu os "Hobsbawns" e o "Saraiva" e ainda quer uma outra leitura de História Geral, pode ser uma boa pedida, já que o livro é um clássico no meio. 

8. Paulo Fagundes Vizentini - Política Externa do Regime Militar. Adoro esse livro. O período em questão sempre é tema de questões de prova e, igualmente, de controvérsias. É interessante observar que, mesmo durante o Regime Militar, havia inúmeras divergências entre os governos e que isso repercutia na política externa do país. Leitura obrigatória, pelo menos uma vez. 

9. Charles Chasteen - América Latina, uma história de sangue e fogo. Até hoje busco um livro melhor sobre história da AL, mas ainda não achei. Sei que vai parecer um ultraje, mas me recurso a ler Leslie Bethell e seus 40 volumes sobre a História da AL, então, como li esse livro do Chasteen da faculdade, recomendo. Ele é um pouco acalorado demais, se posso assim dizer, mas acho que tem uma abordagem legal sobre o tema, que fica fácil entender. E estava no edital até um tempo atrás, então... 

10. Maria Yedda Linhares - História Geral do Brasil. Amo esse livro. A parte de Colônia e Império dele são absolutamente indispensáveis a qualquer candidato. Análises profundas que comparam correntes historiográficas. Tem uma abordagem bem distinta daquela dos "Boris Faustos", que são mais factuais. Esse livro é, majoritariamente, mais analítico. Fundamental. 

11. Marcelo de Paiva Abreu - Ordem e Progresso. Esse livro é para quem já está bem avançado nos estudos de Formação Econômica do Brasil. Se já leu o do Gremaud e do Giambiagi e quer algo mais avançado, leia esse. Eu já li partes na faculdade, e achei ótimo, mas é realmente bem complexo. Desafiante.

12. Thomas Skidmore - Brasil, de Getúlio a Castello. Não li esse ainda, mas estou louca para fazê-lo. O autor é bastante apreciado pela banca, sobretudo no que se refere ao período militar. Acho que pode ser uma boa pedida. 

13. Boris Fausto e Francisco Devoto - Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada. Esse livro é muito útil, uma vez que traz um dos temas preferidos da banca: as relações BR-AR. O livro adota abordagem que compara o cenário interno e o cenário externo da política dos países. Interessante. 

14. Jorge Ferreira - O Brasil Republicano - coleção. Já li partes dos livros dessa coleção e adorei. As análises são profundas, porém objetivas. Não acho que seja preciso ler todos os livros, mas acho interessante ler ao menos um, ou capítulos deles. 

15. Angela de Castro Gomes - A Invenção do Trabalhismo. Recomendo para aqueles que querem entender melhor a transição de Vargas, da extrema direita à centro-esquerda, após o fim do Estado Novo. Nesse livro, a autora explica como o Trabalhismo (ou aquilo que alguns preferem chamar de Populismo) foi essencial para o retorno de Vargas ao poder em 1951, democraticamente. A tese da autora é a de que o povo não foi alienado e usado por Vargas, como fica implícito no termo Populismo, mas, sim, fez parte do processo de maneira voluntária, consciente de que se beneficiaria das medidas implementadas por Vargas.

16. Marco Antônio Villa - Revolução Mexicana. Livrinho curto que faz um resumo da história do México, desde o Porfiriato até a revolução que levou Cárdenas ao poder, passando pelo processo da confecção da Constituição de 1917, que vigora até hoje, e da criação do PRI, partido que ficou décadas no poder. 

17. Marco Antônio Villa - História das Constituições Brasileiras. Comprei recentemente e gostei bastante. Achei útil, pois a prova adora mencionar as constituições e cobrar seus detalhes. O autor fez um apanhado interessante e explica, de maneira concisa, as características e peculiaridades de cada CF, comparando-as com as demais. 

18. Angélica Madeira e Mariza Veloso - Leituras Brasileiras. Esse livro é bom para a segunda fase, mas para quem já quiser, já é bom ir dando uma lida. As percepções das autoras são bem interessantes sobre diversos temas que são, com frequência cobrados na prova, como escravidão, migrações, ideias, etc. 

19. Sérgio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil. Definitivamente um "must read". Clássico, ajuda em diversas matérias, de redação a História do Brasil. 

20. Michel Vovelle - A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta. Fofinho, linguagem simples, curtinho. Lê-se em meia hora e tem-se uma visão legal sobre a Revolução Francesa, explicada por um francês. 

21. Hervé Thery - Atlas do Brasil. Bem legal, com mapas e imagens. Tem para download no 4shared. Linguagem simples e dados relativamente atuais. Importante para os estudos de Geografia. 

Bom, galera, acho que já dá pra vocês se divertirem com isso. Depois, posto mais coisas aqui, conforme for lembrando de livros importantes ou descobrindo novos. 

Beijos,

Luiza





6 comentários:

  1. Oi, Luiza, tudo bem?
    Gostei muito das dicas de livros! Alguns eu já li...outros apenas li trechos de textos, porque são xerox do Clio. Outros nem passei perto. Vou por na minha lista.
    Só uma correçãozinha....você escreveu "a muito tempo", mas o certo seria "há muito tempo"...
    Desculpa a chatice hehhehe
    Beijos e bons estudos! :))

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Daniel! Obrigada pelo comentário e pela correção! ;)
    Beijo e bons estudos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, guerreira!
    Sou candidato ao CACD para o ano de 2013 e segui a sua recomendação de leitura e a do Bruno P.Rezende(já empossado) para a prova realizada em Março de 2012. Fui reprovado, mas consegui ler o triplo do ano passado mesmo com formação em Teologia e pouco contato com as disciplinas cobradas pela banca examinadora.
    Creio que evoluí muito rumo à almejada carreira ao perceber que não adianta ler mais de 30 livros sem a revisão adequada e a realização de testes para reforçar o aprendizado, bem como o aprofundamento de temas. O Prof. Alexandre Meirelles ajudou também com a implementação de metodos para estudos com seu Manual do Concurseiro, que é aplicável ao CACD. Nessa progressão do aprendizado acompanhar o Dr. Paulo Roberto de Almeida em suas postagens foi essencial para conhecer este mundo fascinante da diplomacia.
    Aprendi muito com vocês, que têm mais do que desprendimento, têm filantropia nas veias! Só posso agradecer e continuar a fazer o mesmo, compartilhando conhecimento.
    Torço pelo seu sucesso nessa fase dissertativa, por todo este QUARTETO FANTÁSTICO- você, o Bruno Rezende, o Alexandre Meirelles e o Dr. Paulo Roberto- quarteto que me ajudou muito mesmo que não se conheçam.
    Excelente semana!
    Sempre grato,
    Valdomiro Aurelio dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, para quem está iniciando os estudos, você indicaria começar pelos 12 livros ou pelos manuais da FAG? Obrigado.

    ResponderExcluir